Vestibular UNIVESP 2021

O vestibular UNIVESP 2021 possibilita que o aluno consiga fazer um curso de graduação no estilo EAD (Ensino a Distância), ou seja, sem sair de casa.

Ora, com o avanço da tecnologia e crescimento da internet, naturalmente as pessoas passam a usar o mundo digital como uma forma de ampliar seus conhecimentos.

Logo, diante disso, vão surgindo diversas instituições de ensino com foco na educação a distância, pois assim é possível democratizar o conhecimento mais facilmente.

Sendo assim, você tem o UNIVESP vestibular 2021 que possibilita o acesso a uma graduação de qualidade através da internet. Então, confira mais sobre!

Conheça a UNIVESP

Vestibular UNIVESP 2021

A Universidade Virtual do Estado do São Paulo (UNIVESP) é uma instituição privada que tem como foco o ensino a distância (EAD).

Então, todos os cursos ofertados por ela são feitos de modo online, possibilitando que o aluno estude sem sair de casa, naturalmente ela acaba sendo uma excelente alternativa para aqueles estudantes que não tem tempo para uma graduação do tipo presencial.

Desse modo, no conforto da sua casa e com acesso a um computador e com internet você consegue ter acesso a um curso superior de qualidade, que será capaz de mudar a sua vida.

História

A história da UNIVESP tem início em 2012, sendo ela fundada como a primeira universidade pública a ofertar aulas online.

Assim, os cursos disponíveis nessa instituição acontecem em parcerias com instituições muito importantes do estado do de São Paulo, sendo elas:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp);
  • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.

Dessa maneira, a universidade conta com sede principal no estado de São Paulo e os polos universitários estão espalhados por todo o munícipio para que os alunos possam realizar as atividades que exigem encontros presenciais.

Isso porque, provas e aulas práticas acontecem dentro dos polos, mas tudo depende do curso escolhido pelo aluno no momento da sua inscrição para o vestibular UNIVESP 2021.

Ainda é válido mencionar que a UNIVESP hoje oferece cursos em dois eixos, que são eles:

  1. Eixo de Licenciatura;
  2. Eixo de Computação.

No mais, é uma chance única para aqueles que querem estudar em uma instituição de qualidade, com cursos reconhecidos pelo MEC, na modalidade a distância.

Vestibular UNIVESP 2021

O vestibular UNIVESP 2021 funciona através de exames que são feitos anualmente. Como já dito anteriormente, a instituição oferta dois eixos principais para a realização do vestibular e o aluno precisa escolher qual ele mais se identifica e deseja realizar.

Então, no processo de seleção o estudante escolhe um eixo e aponta também 5 opções de polos da universidade segundo a sua prioridade.

Caso o aluno não seja convocado para o primeiro polo escolhido, sua inscrição de modo automática é direcionada para o segundo polo e assim sucessivamente.

Além do vestibular UNIVESP 2021, o aluno também pode adentrar os cursos através da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), se assim desejar.

Prova

 

Prova Vestibular Univesp 2021

A prova da UNIVESP vestibular 2021 tem apenas uma fase e a sua duração é de 5 horas, onde o aluno deve permanecer fazendo a prova por no mínimo 2 horas.

O exame conta com 56 questões de múltipla escolha, além de uma redação dissertativa com o tema proposto pela instituição de ensino.

No mais, são cobradas perguntas de cada uma das principais disciplinas:

  • Matemática;
  • Português;
  • Literatura Brasileira;
  • Inglês;
  • História;
  • Geografia;
  • Química;
  • Biologia;
  • Física.

Sobre o conteúdo programático, são cobradas questões de nível médio, o que naturalmente sempre acontecem em vestibulares.

No mais, o sistema de pontuação do vestibular UNIVESP 2021 é do tipo acrescido, ou seja, há um aumento de pontos na nota final daqueles candidatos que:

  • Autodeclarados pretos, pardo ou índio (3%);
  • Cursou o ensino médio em escola pública (10%);
  • Atendem aos dois critérios de forma simultânea (13%).

Leia também:

Cursos disponíveis

A instituição tem dois eixos, onde cada um deles ofertam 3 possibilidades de cursos, sendo eles:

  • Matemática (Licenciatura);
  • Pedagogia (Licenciatura);
  • Letras (Licenciatura);
  • Tecnologia da Informação (Bacharel)
  • Ciência de Dados (Bacharel);
  • Engenharia da Computação (Bacharel).

No Eixo da Licenciatura existe um ciclo básico, onde o estudante estuda durante 1 ano depois do seu ingresso e posteriormente escolhe qual curso ele deseja se especializar.

Por sua vez, no Eixo de Computação existe um ciclo básico de 1 ano e meio antes do estudante escolher qual curso ele busca realmente se especializar e assim cursar.

É válido mencionar ainda que a instituição também oferta cursos de pós-graduação, extensão universitária e cursos livres, sendo eles gratuitos.

No entanto, como já mencionado, para ingressar é preciso que o aluno participe do processo de seleção do vestibular UNIVESP 2021 ou, se preferir, faça o ENEM para adentrar em um dos cursos ofertados.

Inscrição vestibular UNIVESP 2021

Vestibular UNIVESP 2021

Para participar do vestibular é necessário realizar a inscrição, que acontece pela internet e é só seguir o passo a passo abaixo. Confira:

  • Entre no site oficial da Univesp, só clicar aqui para isso;
  • Escolha o curso que você deseja fazer;
  • Informe os dados solicitados, como nome, telefone, endereço, CPF, RG, dentre outros;
  • Finalize o processo de inscrição e faça a impressão do boleto.

Com relação a taxa de inscrição, ela é de R$ 45,00 e o aluno precisa realizar o pagamento até a data de vencimento para poder participar do vestibular.

Todavia, se o estudante não tem condições de arcar com essa taxa é possível solicitar a isenção ou redução da mesma.

Para ser elegível a um dos dois pontos (redução ou isenção), o aluno deve atender aos requisitos da instituição de ensino de forma cumulativa.

Entenda mais sobre:

  • Redução de 50% – deve estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio, precisa estar desempregado e ter uma remuneração inferior a 2 salários mínimos;
  • Isenção – o aluno deve estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal, que é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais.

No caso da isenção, o estudante precisa apontar essa gratuidade, fazendo a solicitação, no momento da sua inscrição no vestibular UNIVESP 2021.

Resultado UNIVESP 2021

O resultado UNIVESP 2021 é divulgado no site da instituição, normalmente poucos dias após a prova ter sido aplicada.

Para se manter informado e não perder a lista dos alunos convocados, é fundamental sempre acompanhar a plataforma oficial da UNIVESP.

Isso porque, é através de lá que são divulgadas em primeira mão todas as informações referentes ao processo de seleção.

Inclusive, é importante garantir que a sua documentação esteja toda pronta para a efetivação da matrícula após o resultado, pois o prazo de matrícula tende a ser curto, cerca de 5 dias úteis depois de divulgado a lista dos aprovados.

Além disso, caso o estudante não seja classificado na primeira chamada é possível participar da lista de espera, que visa convocar os alunos para ocupar as vagas que não foram preenchidas.

Conclusão

O vestibular UNIVESP 2021 possibilita uma chance única para aqueles estudantes que querem ingressar em uma graduação de qualidade, mas que não podem fazê-la de forma presencial.

Logo, é possível usar a tecnologia e a internet ao seu favor, estudando sem sair de casa em uma instituição de qualidade.

Sendo assim, estude para o vestibular da UNIVESP, realize a sua inscrição, aguarde o resultado e boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *