Vestibular UEMA 2021

Através do vestibular UEMA 2021 você consegue adentrar em uma das instituições de ensino mais renomeada do Nordeste, conhecida pela qualidade dos cursos ofertados.

Obviamente que o vestibular dessa universidade é bem concorrido, mais de 66 mil estudantes buscam uma vaga e são ofertadas 4.030 vagas para os cursos de graduação.

Portanto, se você tem o sonho de estudar na UEMA será necessário estudar bastante, dedicando uma parte do seu tempo para absorver o conhecimento necessário para a sua aprovação.

Em todo caso, como uma forma de ajudar, abaixo você encontra todas as informações referentes ao vestibular UEMA 2021. Confira!

Conheça UEMA

Vestibular UEMA 2021

A Universidade do Estado do Maranhão (UEMA) se trata de uma instituição de ensino superior público que tem como objetivo ajudar na ampliação do estudo para os estudantes que residem nesse estado.

Por esse motivo, o processo de seleção tende a ser bem difícil, uma vez que o intuito é selecionar os melhores para adentrar essa universidade.

Contudo, essa é a única forma hoje de ingressar na UEMA, pois ela não oferece vagas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado).

Inclusive, metades das vagas dessa instituição são destinadas para os estudantes que residem no estado do Maranhão e são oriundos da escola pública, o que é bem vantajoso para quem busca uma oportunidade de ingressar na UEMA.

História

Denominada como Universidade do Estado do Maranhão somente em 1981, a instituição passou por diversas melhorias ao longo do seu desenvolvimento.

No ano de 2015, por exemplo, a unidade de São Bento recebeu uma reforma, que aprimorou ainda mais o conceito da instituição, com salas de aulas e auditórios, trazendo assim aos alunos uma experiência sólida com uma infraestrutura impressionante.

Desse modo, hoje a instituição tem mais de 20 mil alunos matriculados e oferece cursos de graduação para capacitação profissional, garantindo, com isso, a sua estabilidade.

Aliás, a UEMA é referência não só no Maranhão, mas também em todo o Nordeste, uma vez que os estudantes usufruem de toda a infraestrutura de pesquisa para os seus estudos.

Por esse motivo, arriscar o vestibular UEMA 2021 é uma chance única, pois sendo aprovado você tem acesso a um mundo da instituição que será capaz de mudar a sua realidade.

No mais, é válido apontar que as vagas ofertadas por essa instituição são abertas para todo o público, o que significa que há uma alta concorrência.

Vestibular UEMA 2021

O vestibular UEMA 2021 é também chamado de Processo Seletivo à Educação Superior (PAES) e ele ocorre uma vez por ano.

É válido, inclusive, novamente apontar que essa é a única forma de ingresso na instituição.

Isso porque, a UEMA só realiza o vestibular tradicional para selecionar os estudantes e não aderiu ao ENEM e SISU.

Portanto, o processo é bem disputado e requer do aluno uma excelente preparação, já que só assim ele poderá ter a aprovação tão sonhada no curso desejado.

Prova

Entender como funciona a prova do vestibular UEMA 2021 é essencial para se preparar para o processo de seleção.

O processo de seleção da instituição de ensino acontece em duas etapas, onde o estudante deve responder questões objetivas que envolvem as disciplinas que foram vistas no ensino médio.

Além disso, o aluno deverá desenvolver uma redação do tipo dissertativa argumentativa.

Então, entenda como cada etapa funciona:

  1. Prova de 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, envolvendo os conteúdos de ensino médio;
  2. Prova de 12 questões analítico-dissertativa, envolvendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que fazem parte do ensino médio, específicos por curso inscrito, e a prova de produção textual, que deve seguir as diretrizes curriculares.

É importante ainda mencionar que os estudantes que escolherem os cursos de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Engenharia da Computação, Língua Inglesa e Literatura, terão obrigatoriamente que realizar a prova de inglês como língua estrangeira.

Por sua vez, quem optou pelos cursos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas é obrigado a realizar a prova de língua estrangeira em espanhol.

O vestibular UEMA 2021 exige a leitura obrigatória de duas obras para a resolução das questões de Literatura, Português e Produção, que são elas:

  • Esconderijos do Tempo – Mário Quintana;
  • Macunaíma – Mario de Andrade.

Por fim, a prova tem duração de 4 horas e a nota mínima para obter a aprovação é de 6, pois ela vale como um todo 10 pontos.

Confira também:

Cursos disponíveis

A Universidade Estadual do Maranhão conta com mais de 20 cursos de graduação para os candidatos.

Logo, isso mostra que há uma infraestrutura completa e de qualidade, possibilitando que o estudante escolha a opção que melhor lhe interessar.

Os cursos são distribuídos nos 22 campi e 25 centros universitários que essa instituição tem hoje.

Ah, é não é permitido pela UEMA segunda opção de curso, somente para os candidatos do curso de música, caso não consigam ser aprovados na prova de habilidades específicas.

Sendo assim, confira abaixo alguns dos cursos que estão disponíveis hoje nessa instituição de ensino:

  • Agronomia;
  • Engenharia de Pesca;
  • Medicina veterinária;
  • Zootecnia;
  • Administração;
  • Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado);
  • Direito;
  • Engenharia Civil;
  • Administração Pública;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia Mecânica;
  • Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura);
  • Geografia (bacharelado e licenciatura);
  • História;
  • Filosofia;
  • Música;
  • Pedagogia;
  • Química;
  • Física.

Para conferir a lista completa de cursos disponíveis no vestibular UEMA 2021 basta acessar o site oficial da instituição de ensino, só clicar aqui para isso.

Inscrições vestibular UEMA 2021

Para participar do vestibular UEMA 2021 você deve realizar a sua inscrição, que acontece pela internet.

Assim sendo, é só seguir o passo a passo abaixo para se inscrever:

  • Entre no site oficial da instituição, só clicar aqui para isso;
  • Clique em “inscreva-se”;
  • Realize seu cadastro fornecendo os dados solicitados pelo sistema, como nome, telefone, e-mail, CPF, dentre outros.

Para que você consiga participar da prova é preciso pagar a taxa de inscrição do vestibular, que tem o valor de R$ 85,00.

Contudo, se o candidato não tiver condições de arcar com esse valor é possível ainda solicitar a isenção.

Todavia, o período para o pedido de gratuidade na inscrição é aberto e encerrado antes das inscrições, logo fique atento ao site para não perder o prazo.

Além disso, é fundamental se enquadrar nas exigências que a instituição estabelece para a gratuidade, que envolvem ser aluno de escola pública ou bolsista integral em instituição particulares e ser considerado baixa renda, com renda per capita de 1,5 salário mínimo.

Resultado UEMA

Após realizado a prova do vestibular UEMA 2021, é divulgado o resultado oficial dos alunos aprovados.

Normalmente, a lista fica disponível no site da instituição de ensino e no edital está explicito a data em que será divulgado o resultado.

É fundamental que o aluno esteja com toda a sua documentação pronta, uma vez que após a liberação da lista dos aprovados se tem pouco tempo para efetivar a matrícula.

No entanto, se você não foi aprovado de primeira é possível ainda ser convocado nas demais chamadas da instituição, que tem o objetivo de preencher as vagas que não foram ocupadas.

Em função disso, está sempre atento ao site da UEMA é essencial para não perder as novidades acerca do vestibular.

Conclusão

Agora você tem todas as informações mais importantes e cruciais referentes ao vestibular UEMA 2021.

Sendo assim, faça a sua inscrição e participe, pois essa é a sua chance de mudar de vida.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *