Como estudar para o ENEM? Neste artigo vamos explorar 5 dicas para ajudar você a passar na prova do ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio se tornou na principal porta de acesso ao Ensino Superior do país. A cada ano milhões de alunos passam por dois dias de prova na busca da tão sonhada vaga na faculdade.

E se você é estudante e está lendo esse artigo vai entender quando eu disser que é um momento de muita pressão na cabeça dos jovens. O ENEM acaba virando um certo bicho de muitas cabeças e às vezes parece impossível de ser batido.

Mas não se desespere meu amigo e minha amiga! Aqui hoje você vai descobrir dicas muito importantes para você tirar esse exame de letra e entrar na faculdade.

Estão prontos? Então vamos nessa!

Como estudar para o ENEM: 5 Dicas

Como estudar para o ENEM: 5 Dicas

Tenha um planejamento de estudo

Galera! Vocês não têm noção da importância de um planejamento de estudo bem estruturado. Isso lá na frente faz toda a diferença e te ajuda a abarcar a maior quantidade de conteúdo possível.

Veja quais matérias você tem mais dificuldade, separe o tempo de estudo de acordo com a quantidade de matérias e o nível de dificuldade. Não esqueça também de separar um tempo para descanso, pois ele também é parte fundamental da sua provação.

Conheça o seu edital

Pessoal vocês já sabem que são 180 questões em 4 áreas de conhecimento e mais a redação não é mesmo? Agora, é importante saber o que cada área vai cobrar. Entre no site do oficial e confira a relação de assuntos que está no edital, assim você evita perder tempo com assuntos que nem irão cair.

A prática leva a perfeição

Não tem nada mais certo do que esse ditado minha gente! A chave para passar no Enem ou qualquer outro concurso que você pretende prestar é PRÁTICA!

Faça questões todos os dias, pelo menos umas 30 das mais fáceis às mais difíceis. Se errar alguma, procure pesquisar e saber o porquê do erro (assim você estará estudando mais sobre um assunto que você não domina tanto) e depois de alguns dias refaça essas que você errou.

Pegue provas anteriores e resolva, sempre se pautando no tempo de prova. Lembre-se também que as questões do ENEM costumam ser bem extensas e misturar diferentes matérias, então fazendo questões anteriores você ficará mais preparado e conseguirá escapar das pegadinhas que a prova pode trazer.

Outro bicho papão dos alunos é a redação. E a melhor forma de se escrever uma boa redação é lendo muito e praticando ainda mais. Estabeleça uma meta de X redações por semana conforme o seu planejamento e coloque a mão na massa.

Tem alguns sites na internet que você encontra provas anteriores e banco de questões, alguns pagos e outros gratuitos. Vale a pena conversar com seus pais e fazer esse investimento.

Nada de estudar na véspera da prova

Minha gente! Se não entrou na sua cabeça durante um ano todo, aos 45 do segundo tempo vai praticamente impossível! A véspera da prova é um momento para você relaxar. Tudo que você se planejou estudar já foi aprendido e está na sua cabeça.

Como estudar para o ENEM

Se você ficar forçando pode acabar inclusive confundindo alguma coisa e acabar errando. Tire o dia anterior para fazer algo que você goste, seja ir a um cinema, a praia ou sair com os amigos.

Só evite excessos por favor! Nada de ir para a balada e beber todas logo na véspera. Isso você terá tempo de sobra para fazer depois que entrar na faculdade. No dia anterior é importante ir dormir cedo para repor as energias.

Leia também:

Tenha uma estratégia para fazer a prova

Tão importante quanto o planejamento de estudos é a sua estratégia para fazer a prova e passar. Como já te disse antes, as questões são longas e podem te vencer pelo cansaço. Além disso, na mesma prova temos questões com diferentes níveis de dificuldade. A dica é começar a prova dando uma olhada geral pelas questões, marque aquelas que são mais fáceis para você e depois comece por elas.

Como estudar para o ENEMSe você começar pelas questões mais difíceis para você, pode ser que role um certo desespero e isso atrapalhe o andamento geral.

Quando você começa pelas mais fáceis, seu cérebro vai se acostumando aos poucos com o ritmo da prova e assim nas mais difíceis você já estará aquecido e com pontos já garantidos.

Bom pessoal, essas são dicas muito valiosas de como estudar para o ENEM que vão te ajudar a vencer e conseguir a vaga na faculdade.

E eu sei que pode parecer bobo falar isso, mas o mais importante é manter a calma não só durante a prova, mas durante toda a sua preparação. A calma é fundamental para que os conteúdos sejam absorvidos e que você consiga fazer uma boa prova.

Bons estudos e sucesso!