Para quem está pensando em prestar um vestibular sabe que estudar é uma chave fundamental para conseguir uma boa classificação. Quando falamos em estudar, muitos estudantes relatam o uso do resumo, uma vez que não dá de fato tempo para se estudar todo o conteúdo programático de uma determinada disciplina. Sendo assim, você sabe fazer um bom resumo?

Um apanhado de informações atrelado a disciplina para estudar diariamente pode acabar sendo a chave para a sua aprovação. Dessa maneira, vamos ver como fazer um bom resumo nos passos abaixo? São três passos simples que você deve adotar para ter um resumo eficaz que vai te ajudar na hora de estudar.

3 passos para fazer um bom resumo

Um resumo parte de uma boa leitura do texto fonte

Se você quer ter um ótimo apanhado precisa primeiramente ter um pleno domínio do assunto. Para isso se faz necessário que você tenha lido o texto fonte quantas vezes forem necessárias, de modo que não haja mais nenhuma dúvida quanto o assunto abordado pelo mesmo.

Muitas pessoas acabam pecando na hora de fazer um bom resumo porque não dominam bem o texto fonte e com isso, o seu resumo acaba saindo meia boca. Para que você tenha um bom resumo, tenha domínio do assunto conhecendo-o de maneira exímia.

O ideal, se fossemos parar para discutir isso, seria que você lesse o texto fonte algumas vezes até não restar uma única dúvida sobre o assunto, buscando até mesmo palavras desconhecidas e correlatos.

3 passos para fazer um bom resumo

Buscar as ideias centrais

Se você quer ter uma bom condensação de conteúdo precisa trabalhar para buscar os conceitos e ideias fundamentais do que se está estudando.

O conteúdo do texto fonte sempre será maior porque mais do que informar sobre o fato principal, ele precisa contextualizá-lo e trazer outras informações pertinentes que a depender da avaliação a qual você será submetido pode não vir a ser assim tão importante.

Por isso, o ideal acaba sendo justamente buscar pelos conceitos fundamentais e pelas ideias centrais para que o seu apanhado de informações fique objetivo, simples e direto. Ou seja, você terá um resumo claro, direto e com todos os pontos mais importantes do conteúdo estudado.

Para isso se faz necessário que você após várias leituras passe a buscar pelos conceitos centrais que fundamentam o assunto e que o delimitam. Isso vai te ajudar de maneira assertiva a construir um bom resumo.

3 passos para fazer um bom resumo

Esquematize o que você vai colocar no seu resumo e escreva

Agora que você já leu várias e várias vezes, já domina o assunto, já identificou as ideias principais. É hora de elencar em tópicos o que você acha que deve estar no seu resumo.

Colocar primeiramente em tópicos tudo o que você deseja colocar no seu resumo te ajuda a estruturá-lo e da mesma forma facilita a escrita assim que você a iniciar.

Quando começar a escrever, siga o esquema do seu tópico. Após a conclusão, releia o seu resumo. O ideal é que o apanhado seja reescrito uma vez que nem sempre ele fica bom logo de primeira.

Gostou de saber mais sobre como montar seus resumos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!